A Hora da Estrela

09/10/2014

Autor(a): Clarice Lispector 
Editora: Rocco
Páginas: 87
Nota de 0 à 5: 3

Sinopse: A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

O que eu achei: Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, órfã de pai e mãe, criada pela tia, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, com a mudança eminente de sua vida, mas, ela acaba por descobrir que o futuro não pode ser lido, de maneira alguma, e a vida lhe prega mais uma peça. 
Sou apaixonada pela escrita rica e encantadora da autora, acredito que seja uma obrigação para nós leitores, ler suas obras, suas palavras são combinações perfeitas quando juntas! A hora da estrela trás a estória que se repete muito, em todo mundo, mulheres que ainda não se encontraram, Macabéa retrata as mulheres que estão em busca de algo, que procuram aquele algo à mais para uma vida que talvez esteja repleta de coisas vagas e sem sentido.   


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Google+

Já curtiu?

Instagram

A Loka do Livro - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados